Casamento : Aliança

Olá pessoal !!!
um item indispensável o casamento é aliança, mas você sabe porque ?



A história das alianças

O Costume de usar alianças para simbolizar o casamento surgiu já em tempos antigos. Na Roma antiga o anel á era usado pelas mulheres, porém nessa época, era só usado pelas mulheres, como um símbolo do pagamento do dote de casamento. Os anéis de casamento nessa época eram feitos de ferro. Foi só durante a idade média que as alianças de casamento passaram a ser um símbolo efetivo da fidelidade e união efetiva do casal. Foi nessa época que as alianças começaram a serem fabricadas em ouro, na Itália, e aos pares. Porém o costume de do casal usar as alianças – e não só a noiva – só se tornou universal já no século XX.

A tradição da aliança 

Em várias tradições, o homem mais honrado presente na cerimonia de casamento, ou a dama de honra devem portar as alianças durante a cerimônia até que chegue o momento do noivo desposar a noiva durante o casamento, colocando o anel em sua mão esquerda. No Brasil também existe o costume de que as alianças sejam entregues pela aia do casamento, já que a criança representa a pureza do laço que vai se consolidar com a troca das alianças.

A própria palavra aliança que designa os anéis de casamento, já nos remete ao compromisso, já que aliança é uma palavra que significa um compromisso de união mútuo, como a “aliança” entre Deus e os homens, estabelecida no antigo testamento bíblico. Simbolicamente, o anel possui um significado muito mais profundo do que a própria festa, roupas ou mesmo que o bolo de casamento.

BEIJOS 

3 comentários:

  1. Que lindas alianças...adorei!
    bjs
    bom fim de semana!

    ResponderExcluir
  2. Adorei ler sobre as alianças, ótimo post.
    Beijo

    ResponderExcluir
  3. Amamos o seu post,é maravilhoso.
    Viemos agradecer por ter participado de nossa campanha clicando Google+1,muito obrigado,a sua participação é muito importante para nós.
    Em nosso ultimo post,relacionamos seu maravilhoso blog em nossa lista.
    Super beijos da Glorinha.
    http://sbrincos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Aqui você pode comentar o que quiser , e não esqueça de deixar seu link para que eu possa retribuir ,Beijos